Quem Somos
Objetivo Geral
Promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados à educação, com a finalidade de ser sinal do Reino de Deus e de construir um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético.
Objetivos Específicos da Pastoral da Educação
Promover a formação cristã dos agentes da Pastoral da Educação na esfera da fé, da metodologia, da práxis e da celebração.
Incentivar os educadores católicos para o protagonismo no processo de evangelização na esfera da educação.
Estimular a comunicação entre a comunidade eclesial e o mundo da educação em busca de melhores relações fraternas que contemplem a inclusão e o desenvolvimento de todos.
Ser sinal e fermento do Reino de Deus nos ambientes educativos.
Fortalecer a dimensão ecumênica, dialogando com as diferentes denominações, culturas e tradições religiosas.
Aprofundar a formação na fé dos educadores católicos nos mais diversos níveis.
Incentivar a atuação cristã nos diversos processos educacionais: Meios de Comunicação Social, Instituições Educativas, Escolas, Família, Agremiações.
Sobre o público alvo da Pastoral da Educação
Todos os que participam de processos educacionais, se comprometem a refletir estes processos à luz da fé e queiram ser agentes protagonistas de qualquer projeto de libertação, são o público alvo da Pastoral da Educação.
A Pastoral da Educação entende que, são educadores evangelizadores, todos os cristãos que buscam refletir o conhecimento enquanto caminho para Deus ou para uma transcendência libertadora, e os educadores que querem fazer ponte entre ciência (conhecimento) e fé.
Naturalmente, os agentes primeiros ad intra são os profissionais da educação cristãos católicos. Esses são os principais responsáveis na articulação da Pastoral da Educação enquanto ação organizada específica. No ambiente ad extra o público alvo são os outros educadores, cristãos ou não cristãos, que se empenham em fazer da educação uma ferramenta humanizadora, ou um instrumento criador de vida e engrandecimento da condição humana.